sexta-feira, janeiro 03, 2014

A BAD em 2013… o 9º de 12 breves posts sobre a ação da BAD em 2013 (reinício em força e afirmação no espaço lusófono)

Olhando ainda o ano de 2013 na BAD, o mês de setembro significou o reinício em força dos webinars, a continuação do ciclo de seminários e um destaque merecido no boletim do ICOM à atividade do Grupo de Trabalho BAD dos Sistemas de Informação em Museus. Mas nos “bastidores”, o trabalho de reforço do Sistema de publicações da BAD continuava em grande ritmo.
Numa lógica de work in progress online - aberto e transparente - foram sendo registadas várias comunicações, artigos e outros documentos neste serviço de informação que brevemente (não tenho dúvidas) será um dos mais relevantes no espaço lusófono no domínio das bibliotecas, dos arquivos e da ciência da informação.

O sistema online de publicações da BAD conta de momento com três títulos de publicações e disponibiliza em acesso livre quase 800 documentos.

- Dos Cadernos BAD (Cadernos de Biblioteconomia, Arquivística e Documentação com 50 anos de existência) estão já disponíveis 21 números, sendo que a série de 2000 a 2011 está completa, e será disponibilizado progressivamente, durante os anos de 2014 e 2015, todo o conteúdo dos cadernos desde 1963.

- Das Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (que se realizam desde 1985) estão já em acesso livre as atas dos últimos 5 congressos:

- As Actas do Encontro Nacional de Arquivos Municipais apresentam já todas as comunicações dos 10 Encontros Nacionais de Arquivos Municipais realizados desde 1987 pela BAD (Secção de Arquivos Municipais).


Post escrito no âmbito do desafio que (me) coloquei em destacar ações, eventos ou iniciativas da BAD em 2013 - restantes posts em: http://ratodebiblioteca.blogspot.pt/search/label/2013.